Como Melhorar o Desempenho do Seu Android Usando o Build.Prop

   Saiba como melhorar a performance do seu dispositivo Android com root, através de scripts chamado "build.prop". E Serve para qualquer Android que tenha root.





O que é Build.prop?

   O Build.prop é um arquivo onde ficam gravados as informações do nosso aparelho, como por exemplo: O nome do aparelho, modelo, formatos de videos suportados, formatos de músicas, resolução, qualidade da câmera e etc.
   Com ele, você pode alterar o nome do seu modelo, e pode até colocar seu nome. Você poderá, calibrar a sua bateria, aumentar o desempenho do processador, tudo isso e muito mais, graças a alguns comandos comandos.


O que é necessário? 

   • Aparelho com root 
   • Root Explorer

   Não nos responsabilizamos por danos causados ao seu dispositivo por mau uso.

Vamos começar

   Vou dar um exemplo aqui de como mudar o nome do modelo do seu Android. Abra o Root Explorer, deixe em "Montar R/W, com isso você vai estar permitindo alterações em qualquer arquivo.



   Vá até a pasta System, lá você encontrará um arquivo chamado "build.prop". Antes de mais nada, faça um backup dele, caso dê algo errado, você poderá restaurar ele. E guarde em um local fácil de encontrar. Pressione ele até abrir as opções, depois selecione editor de texto.





   Depois de abri-lo, vá até esse comando para mudar o nome do seu modelo: "ro.product.model=NomeQueVocêQuer". O importante mesmo é não apagar esse sinal de igual. No meu caso, eu coloquei "ro.product.model=FERNANDINHO GT WIN".




   Depois disso, reinicie o celular. Quando ele ligar, vá até configurações, sobre o seu modelo e confirme se seu nome está lá.





Outros Comandos

   Vamos ver agora, alguns comandos para melhorar seu Android. Não testei todos, mas assim que fizer, estarei atualizando esse post.

* Forçar o launcher na memória e assim abrir mais rápido
ro.home_app_adj=1

* VM heapsize; mais memória RAM
dalvik.vm.heapsize=48m

* Melhorar a performance do GPU
debug.sf.hw=1
debug.performance.tuning=1
video.accelerate.hw=1
ro.opengles.version=131072

* Diminuir o atraso da marcação de números de telefone
ro.telephony.call_ring.delay=0

* Ajuda na resposta de scroll
windowsmgr.max_events_per_sec=150

* Melhorar a economia da bateria
wifi.supplicant_scan_interval=180
pm.sleep_mode=1
ro.ril.disable.power.collapse=0

* Melhorar a vida útil da bateria
persist.sys.shutdown.mode=hibernate

* Melhorar a velocidade de scroll
persist.sys.scrollingcache=2

* Aumentar consideravelmente a velocidade de scroll
ro.max.fling_velocity=12000
ro.min.fling_velocity=8000

* Melhorar o sinal do telefone
persist.cust.tel.eons=1

* Melhorar a velocidade de execução das aplicações
dalvik.vm.heapsize=48m

* Melhorar a qualidade de voz na ligação
ro.ril.enable.amr.wideband=1

* Melhorar a performance do dispositivo
windowsmgr.max_events_per_sec=80

* Melhorar a velocidade de execução de vídeos em Stream
media.stagefright.enable-player=true
media.stagefright.enable-meta=true
media.stagefright.enable-scan=true
media.stagefright.enable-http=true
media.stagefright.enable-rtsp=true
media.stagefright.enable-record=true

* Melhorar a qualidade da imagem capturada
ro.media.enc.jpeg.quality=100

* Aumentar a resolução de imagens panorâmicas
ro.media.panorama.defres=3264x1840
ro.media.panorama.frameres=1280x720

* Aumentar a resposta de toque geral do dispositivo
debug.performance.tuning=1
video.accelerate.hw=1

* Aumentar a qualidade de gravação de fotografia e vídeo
ro.media.dec.jpeg.memcap=8000000
ro.media.enc.hprof.vid.bps=8000000

* Melhorar o sinal 3G
ro.ril.hsxpa=2
ro.ril.gprsclass=10
ro.ril.hep=1
ro.ril.enable.dtm=1
ro.ril.hsdpa.category=10
ro.ril.enable.a53=1
ro.ril.enable.3g.prefix=1
ro.ril.htcmaskw1.bitmask=4294967295
ro.ril.htcmaskw1=14449
ro.ril.hsupa.category=5

* Ajustes de velocidade da Internet
net.tcp.buffersize.default=4096,87380,256960,
4096,16384,256960
net.tcp.buffersize.wifi=4096,87380,256960,4096,
16384,256960
net.tcp.buffersize.umts=4096,87380,256960,4096
,16384,256960
net.tcp.buffersize.gprs=4096,87380,256960,4096,
16384,256960
net.tcp.buffersize.edge=4096,87380,256960,4096
,16384,256960

* Não permitir o bloqueio do ecrã após uma chamada
ro.lge.proximity.delay=25
mot.proximity.delay=25

* Corrigir alguns problemas das aplicações
ro.kernel.android.checkjni=0
ro.kernel.checkjni=0

* Aplicações mais rápidas e mais ram livre
dalvik.vm.dexopt-flags=m=v,o=y

* Forçar as luzes dos botões físicos acenderem quando em tela ligada
ro.mot.buttonlight.timeout=0

* Desativar a animação de boot para inicialização mais rápida
debug.sf.nobootanimation=1

* Desativar a verificação de erros
ro.kernel.android.checkjni=0
ro.kernel.checkjni=0


Caso alguém tenha feito um desses ou até todos, escreva pra gente, o que mudou e o que não deu certo. Estaremos ajudando vocês a resolver qualquer problema.

Atenção

 - Faça o backup do build.prop. E a cada modificação, não esqueça de reiniciar o celular.
 - Esse tutorial poderá ser feito também com qualquer gerenciador de arquivo que funcione com acesso root.
 - Exitem diversos editores de build.prop, mas preferi aqui, utilizar um gerenciador, por achar mais seguro.

Downloads (Play Store)

 Root Explorer - 4,5 MB
 Root Explorer - 4,5 MB


Como Melhorar o Desempenho do Seu Android Usando o Build.Prop Como Melhorar o Desempenho do Seu Android Usando o Build.Prop Reviewed by Unknown on 16:45:00 Rating: 5

28 comentários

  1. O meu celular morreu eu inseri todos de uma vez...felizmente consegui ressuscita lo com pc companion

    ResponderExcluir
  2. meu morreu tambem faz não que morre mesmo kkkkk

    ResponderExcluir
  3. sa poha fuciono e deixou meu cell rapido :v

    ResponderExcluir
  4. Eu fiz todos no Android 4.4.2
    Faz um de cada vez, mexe no celular um pouco e aí vai e muda mais alguma coisa, reinicia e aí mexe mais um pouco no celular se estar tudo certinho e vai e muda mais alguma coisa, fiz isso e conseguir colocar todos, meu celular ta perfeito! ;)
    A as eu gosto do boot do meu celular estão eu coloquei de novo rsrsrs
    Eu tenho manina de ficar trocando minha bootanimation rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Eu fiz todos no Android 4.4.2
    Faz um de cada vez, mexe no celular um pouco e aí vai e muda mais alguma coisa, reinicia e aí mexe mais um pouco no celular se estar tudo certinho e vai e muda mais alguma coisa, fiz isso e conseguir colocar todos, meu celular ta perfeito! ;)
    A as eu gosto do boot do meu celular estão eu coloquei de novo rsrsrs
    Eu tenho manina de ficar trocando minha bootanimation rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Meu galaxy win não entra em modo de editar no buil.prop como faço pra editar

    ResponderExcluir
  7. Alguém sabe pq no galaxy win não entra em modo de editar. . E essas configurações serve para qualquer celular. .

    ResponderExcluir
  8. testei alguns comandos no meu s3 mini... o problema foi quando eu mudei o dalvik pra 48m. Loop infinito... recomendo testar diminuir a memoria de 10 a 15m de cada vez pra não acontecer o q aconteceu comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é que cada celular tem um valor minimo de dalvik,então se você abaixar muito esse numero vai da loop infinito

      Excluir
  9. Kd o administrador desta página morreu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cara fez os comandos deste post no celular dele .
      O celular explodiu na cara dele.

      Excluir
    2. O cara fez os comandos deste post no celular dele .
      O celular explodiu na cara dele.

      Excluir
  10. SE SEU CEL MORREU, DA UM TOQUE NO MEU CEL (11)953476379 , EU COBRO PARA ARRUMAR!!

    ResponderExcluir
  11. O primeiro comando deixado aqui em cima que apliquei ao meu celular ele não saia da tela de inicializacão. Vou ter que resetar...nao tenho conhecimentos em progamacão e não tenho nocão se poderia ter dado certo ou nao. Para colocar um dos comandos acima recomendo que salve tudo da memoria interna no cartao de memoria externo.

    ResponderExcluir
  12. Usei todos no gt-i8200l e funcionou perfeitamente... agr ta até mais rapido

    ResponderExcluir
  13. Usei apenas os referentes a bateria aqui no meu Moto G 2014. Como já fiz algumas alterações no Kernel stock dele, não vejo necessidade em inserir scripts relacionados ao desempenho. Eu já havia usado esses scripts da bateria antes e realmente eles dão uma turbinada na bateria. Principalmente quando o aparelho está com a tela desligada.

    ResponderExcluir
  14. Eu havia comentado antes que não iria usar um script pra melhor o desempenho, mas não resisti...kkkkk...usei o "Aplicações mais rápidas e mais RAM livre" porque nunca é demais ter mais memória RAM disponível...kkkkk...

    ResponderExcluir
  15. Boa noite galera alguém podia me ajudar a colocar o biuld prop do motog segunda geração xt1068 mudei pra baixar um jogo e não fiz o backup antes quem puder me ajudar eu agradeço

    ResponderExcluir
  16. Aí galera! Alguém pode me auxiliar... Eu alterei o build do meu moto g4 plus com o build prop editor. Porém ao alterar com qualquer comando a câmera para de funcionar.E não adianta nem restaurar o build de backup, tenho que zerar o telefone é instalar a ROM stock novamente. Alguém sabe pq? Estou querendo tirar a opção transmitir tela via wifi e melhorar o streaming de vídeos. Vlw galera

    ResponderExcluir
  17. Aí galera! Alguém pode me auxiliar... Eu alterei o build do meu moto g4 plus com o build prop editor. Porém ao alterar com qualquer comando a câmera para de funcionar.E não adianta nem restaurar o build de backup, tenho que zerar o telefone é instalar a ROM stock novamente. Alguém sabe pq? Estou querendo tirar a opção transmitir tela via wifi e melhorar o streaming de vídeos. Vlw galera

    ResponderExcluir
  18. Galera, se dar Loop Infinito, basta você reinstalar a ROM original do seu smartphone.

    ResponderExcluir
  19. Foi útil, aprendi onde está o arquivo prop.modname que usei para fazer a minha box reconhecer o adaptador de wifi na instalação do android 7.

    ResponderExcluir
  20. antes de fazerem usem o tradutor para ver oque que ele vai dizer cuidado seu cell pode dar pall.

    ResponderExcluir
  21. o meu deu pall alguma dica para resolver

    ResponderExcluir
  22. o meu drenou a bateria bonito mas vc resolve dando um hard reset, ou reinstala a rom,...meu resolveu assim..mas sugiro que nao faca isso caso vc nao saiba..

    ResponderExcluir